domingo, 10 de outubro de 2010

DO CARÁCTER À ATITUDE


É a enorme falta de carácter, que se vive nos dias de hoje, que me leva a teclar estas letras sobre acerca do mesmo. Para os mais esquecidos, iletrados convém recordar que o mesmo significa “o que faz com que os entes ou objectos! se distingam entre os outros da sua espécie; marca, cunho, impressão; propriedade; qualidade distintiva; índole, génio; firmeza; dignidade.”.

Por variadíssimas ocasiões no nosso dia-a-dia relacionamo-nos com pessoas de carácter, uns mais outros menos, assim como à falta dele, comum nos designados “patos bravos”, gananciosos, interesseiros, sem escrúpulos, mas acima de tudo naqueles que sofrem da “síndrome de inferioridade”, ou "do provinciano com vergonha das origens", enfim, um emergente, normalmente vingativo do passado e demonstrado posteriormente. É interessantíssimo observá-los, pois os comportamentos assemelham-se imenso entre eles.

Sou da opinião que é a falta de educação, formação e valores que leva à falta desse carácter. E este carácter ou se tem ou não se tem, não existe intermédio. Pois, aquando da dúvida o tempo encarrega-se de o clarificar.

“Quanto mais forte é um carácter, menos sujeito está à inconstância”

Autor: Stendhal

Deixo a sugestão de vídeo com um carácter, sem duvida alguma, pois na situação em que esta Pátria minha se encontra a inspiração e motivação procura-se!